Manoel da Silva Costa, nascido a 14 de Fevereiro de 1953, em Porto Alegre, no Brasil, foi um dos bons avançados brasileiros que passaram pelo Sporting na 2ª metade da década de 70 e princípio da década de 80.
Manoel formou com Manuel Fernandes e Jordão um dos melhores trios atacantes de sempre do futebol do Sporting. Juntos foram decisivos na conquista do Campeonato Nacional da época de 1979/80, na qual Jordão se sagrou o melhor marcador da prova, com 31 golos, seguido de Manoel com 12 golos e Manuel Fernandes com 10 golos.
Manoel ingressou no clube de Alvalade aos 23 anos, já com a temporada de 1975/76 a decorrer, tendo-se estreado, com a camisola dos "leões", apenas a 11 de Abril de 1976, em jogo realizado em Braga, a contar para a 27ª jornada do campeonato nacional no qual o Sporting foi derrotado pelo Sporting de Braga por 2-1.
Manoel jogou em Alvalade ao longo de 6 épocas, entre 1975/76 e 1980/81, tendo, durante esse período de tempo, realizado, de "leão ao peito", 148 jogos e marcado 56 golos. Manoel era um avançado lutador, forte e rápido. Possuía uma técnica razoável, um grande sentido de oportunidade e óptimo "faro" pelo golo. Manoel combinava muito bem com Manuel Fernandes, Keita e Jordão, os seus grandes companheiros do ataque leonino. Juntos fizeram muitos golos e contribuiram para muitas alegrias e vitórias do Sporting.
Ao serviço do Sporting, Manoel conquistou um Campeonato Nacional na época de 1979/80, e venceu uma Taça de Portugal na época de 1977/78, tendo sido ainda finalista vencido, da mesma competição na época seguinte.
Edição de Vídeo: http://www.sporting.footballhome.net
Música: MachinimaSound, "Quiet Conclusion" (Royalty Free Music) [CC-BY] e MachinimaSound, "Rallying the Defense" (Royalty Free Music) [CC-BY]
Imagem: RTP (Rádio Televisão Portuguesa) e RAI (Radiotelevisione Italiana) [More] [Less]