Início > Arquivo Noticias > Modalidades > Pokrajac: «Estou num projecto muito sério»
Sexta, 26 Abril 2024
Pokrajac: «Estou num projecto muito sério» PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 05 Novembro 2010 23:13
101105_andebolBranislav Pokrajac foi apresentado à comunicação social como o novo treinador do andebol verde e branco. O técnico sérvio, de 63 anos, que venceu dois campeonatos pelo FC Porto, em 2002 e 2003, é actualmente professor na “College of Coaching”, mas decidiu aceitar o projecto sportinguista, assinando por duas temporadas.

“Para mim foi uma surpresa este convite e nos últimos quinze dias, em conjunto com o Mário Patrício, ultimámos alguns detalhes para um projecto que me parece muito sério. Encontrei nesta equipa poucos jogadores com muita experiência, já que a maioria é muito jovem, mas nestes dias de treino vi que eles estão preparados para seguir as minhas ideias”, revelou o sérvio, garantindo que dentro de duas semanas já se poderão notar algumas diferenças na equipa.


“Aceitei o convite porque considero este projecto muito sério e não é todos os dias que surgem propostas destas. No FC Porto tive dois anos maravilhosos mas creio que não podemos fazer comparações com este projecto chamado Sporting, até porque são períodos diferentes, e na altura o andebol nacional atravessava um período conturbado também nas relações entre a Federação e a Liga de andebol e o andebol português perdeu com isso. Quando cheguei ao Sporting, no primeiro contacto com os jogadores coloquei-lhes três questões às quais esperava um sim. Perguntei-lhes se gostavam do andebol enquanto jogadores, se gostavam de ser melhores dia após dia e se gostavam do Clube, e todos me responderam afirmativamente, por isso estou satisfeito”, expressou.

Mário Patrício, director-geral das modalidades, revelou que Pokrajac “está a treinar desde a semana passada e fica connosco durante duas temporadas. Estamos aqui para dar as mãos e trabalhar, e pensamos que será o primeiro de dois contratos, porque ele está habituado a fazer acordos de dois anos, e foi assim decidido entre ambas as partes”.

Já o presidente «leonino», José Eduardo Bettencourt, mostrou-se honrado com a presença de Pokrajac.”É uma honra enorme podermos contar com o mister Pokrajac, que tem um currículo invejável e uma sabedoria enorme, não só nos aspectos específicos da modalidade mas também naquilo que tem a ver com a gestão, desporto, liderança, etc, e creio que nos vem ajudar na montagem de um processo de uma modalidade muito querida para todos os sportinguistas. É um projecto sério e sustentado que queremos para o Sporting e creio que encaixou nos objectivos do mister”, afirmou.

 

Branislav Pokrajac


Curriculum de um vencedor


- Nascido em Belgrado (Beograd), Jugoslávia, em 1947.
- Licenciou-se na Faculdade de Educação Física, Belgrado, com a tese:
"A importância da velocidade em andebol e como melhorar".
- Tirou uma pós-graduação em 1980, com a tese:
"A dependência da velocidade inicial de lançamentos elementares em dimensões antropométricas, o nível de potencial repetitivo dos grupos musculares, bem como o nível da formação dos jovens de 19-21 anos de idade".
- Em 1983, defendeu, com sucesso, a sua tese de doutoramento:
"Status corporais e motores de jogadores de andebol em relação aos níveis de competição e uma análise com outros atletas de desporto".
- Deste 1974, trabalha como professor de andebol na Faculdade de Educação Física.
- É professor na "College of Coaching".
- No nível de pós-graduação, ensinava ‘a táctica de desporto’ na Faculdade de Educação Física.
- Autor de dois livros: "Como ganhámos o ouro ", 1973 e "A minha experiência como treinador", 1995.

 

Como jogador


- Jogou durante 15 anos nos clubes Red Star-Belgrado e Dinamo-Pancevo.
- Jogou na selecção nacional da Jugoslávia durante 11 anos (entre 1965 e 1976). Durante este período, participou em 180 jogos internacionais e marcou 510 golos. Jogou como extremo-direito e como extremo-esquerdo.
- Jogou dois jogos na "IHF team" (Selecção do Mundo), 1974 (Ljubljana, Eslovénia)
e 1975 (Dortmund, Alemanha).
- Participou em três Campeonatos Mundiais, 1967 (Suécia); 1970 (França) e
1974 (Alemanha Oriental).
- Participou em dois Jogos Olímpicos, 1972 (Munique, Alemanha) e 1976 (Montreal,
Canadá).
- Ganhou medalhas de bronze em Campeonatos Mundiais, 1970 (França) e 1974 (Alemanha Oriental).
- Ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, 1972 (Munique, Alemanha).

 

Como treinador


- Foi o treinador do Dinamo-Pancevo, Jugoslávia, 1974-1980; Red Star-Belgrado, Jugoslávia, 1981 e 1993/94; Creteil, França, 1989-91, Lovcen-Cetinje, Jugoslávia, 1997, FC Porto - Portugal 2001-2003, Partizan-Beograd na primavera 2006.
- Foi o treinador da selecção nacional da Jugoslávia, 1980-84; selecção nacional de Espanha, 1985; Selecção nacional dos EUA, 1988 e treinador da selecção nacional e do Egipto. Treinador da selecção nacional da Jugoslávia entre Novembro 2000 e o final de 2001; treinador da selecção nacional do Qatar entre 2003 e 2005.
- Ganhou a medalha de prata no Campeonato Mundial, 1982 (Alemanha Ocidental) com a selecção nacional da Jugoslávia.
- Ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (Los Angeles, EUA) com a selecção nacional da Jugoslávia.
- Foi o capitão da selecção nacional da Federação Jugoslava de Andebol (1998-1999), com a responsabilidade total das selecções nacionais de juvenis, juniores e seniores. Neste período, a selecção nacional ganhou a medalha de prata no Campeonato Europeu de Juniores 1998 na Áustria, a selecção nacional universitária ganhou o ouro no Campeonato Mundial 1999, Jugoslávia, e a selecção nacional de seniores conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial 1999, no Egipto.
- Seleccionador nacional deste Novembro 2000 e ganhou a medalha de bronze no Campeonato Mundial 2001, França,
- Campeão português com o FC Porto em 2002 e 2003, vencedor da Supertaça em 2003.
- Orador de FIA (Federação Internacional de Andebol) e FEA (Federação Europeia de Andebol).
- Participou em seminários, cursos, e simpósios como orador e recebeu convites pessoais de mais de 20 países do mundo.
- Orador nos simpósios da FIA em Maglingen (Suíça), Papendall (Holanda), Portugal e Sherbrooke (Canadá).
- Proferiu palestras da FEA em Paris, França 1996, Zurique 2006 e Bratislava 2010.
- Como orador da FIA e FEA, participou em seminários na Bulgária, Roménia, Grã-Bretanha, Áustria, Gana e EAU.
- Também participou em seminários e cursos na Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Eslováquia, Turquia, Grécia, Portugal, França, Qatar, Espanha, EUA e Israel.

 

In sporting.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting