Início > Arquivo Noticias > Modalidades > Esforço e Glória em 1977
Sexta, 29 Março 2024
Esforço e Glória em 1977 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 06 Fevereiro 2011 10:49
110206_taca_campeoes_europeusComemora-se hoje, dia 6 de Fevereiro, exactamente 34 anos da conquista da 1ª Taça Europeia do atletismo leonino: a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Corta-Mato. Esta inédita vitória aconteceu em Palência (Espanha), comunidade autónoma de Castelo e Leão.

O Jornal Sporting, na sua edição de 9 de Fevereiro de 1977, escrevia: ‘Depois das chuvas copiosas que durante a semana haviam desabado sobre Palência, o sol surgiu radioso e quente na manhã de domingo como que disposto – também ele! – a abrilhantar a festa que se sentia e vivia no vetusto burgo espanhol.

Festa do Desporto, festa da Juventude, com 72 atletas de 18 nações do Velho Continente que ali tinham marcado presença para, entre as suas equipas – todas elas campeãs nacionais dos respectivos países -, dirimirem o título europeu de Corta-Mato’.

 

No final, a equipa leonina venceu individual e colectivamente: Carlos Lopes chegou com 50 metros de avanço sobre a ‘estrela’ espanhola Mariano Haro; Fernando Mamede cortou a meta na 6ª posição e para fechar a pontuação Aniceto Simões ocupou o 8º lugar. O outro elemento da formação verde-e-branca era Carlos Cabral, numa equipa superiormente orientada pelo Prof. Mário Moniz Pereira.

 

O próprio Professor, técnico de renome internacional e o grande responsável pelos êxitos do atletismo português, emocionado e feliz declarou ao Jornal Sporting: ‘Esta vitória do Sporting é justíssima, pois é a vitória da melhor equipa europeia. A categórica diferença pontual prova-o’.

 

Depois da conquista da Taça dos Vencedores das Taças, em futebol, em 1964… este era o 2º troféu europeu do Sporting Clube de Portugal. Hoje em dia, os leões somam 22 conquistas europeias (veja aqui o palmarés), sendo somente ultrapassados pelo FC Barcelona e o Real Madrid.

 

Ao nível de modalidades, as conquistas estão assim repartidas: atletismo (14 de Corta-Mato e 1 de Pista); hóquei em patins (5); futebol (1) e, muito recentemente a conquista da Taça Challenge, em andebol. Somos, assim, destacadamente, A Maior Potência Desportiva Nacional.

 

In sporting.pt

 


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting