Carlos Jorge Marques Caldas Xavier, nasceu a 26 de Janeiro de 1962 em Lourenço Marques - Moçambique. Posição: Médio ou Defesa.
Jogador formado nas escolas do Sporting, Carlos Xavier evidenciou-se muito cedo pela elegância do seu futebol e pela sua superior capacidade técnica.
Em 1980/81 foi lançado por Srecko Radisic na equipa principal do Sporting, formando uma dupla de centrais de sucesso com Eurico, que se viria a cimentar na temporada seguinte, em que se afirmou como titular numa equipa que conquistou a "dobradinha" nessa época, estreando-se então na Selecção principal do nosso País, que representou por 10 vezes.
Com a chegada de Manuel José ao comando dos Leões, ele perdeu espaço e acabou por ser emprestado à Académica, regressando um ano depois a Alvalade, passando então a ser opção para o meio-campo, até que Marinho Peres fez dele o defesa direito da equipa que na época de 1990/91 atingiu as meias finais da Taça UEFA.
Em 1991 transferiu-se juntamente com Oceano para a Real Sociedad de Espanha, onde esteve durante três temporadas, regressando ao Sporting em 1994, onde terminou a sua carreira dois anos depois, conquistando então a sua segunda Taça de Portugal e a terceira Supertaça. No total, realizou 343 jogos de «leão ao peito» e marcou 23 golos.
Texto: Adaptado de http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Carlos_Xavier
Edição de Vídeo: http://www.sporting.footballhome.net
Música: "Timeless" de Andrew Gerlicher (Free Music), "Goliath" e "Onward to Glory" de Themes for Orchestra and Choir 2 - Abbey Road (Free Music).
Imagem: RTP (Rádio Televisão Portuguesa) e RTVE (Radiotelevisión Española) [More] [Less]