Início > Arquivo Noticias > Futebol > Estátua. Leão de Cintra atravessa rio para ser rei da selva em Alcochete
Sexta, 29 Março 2024
Estátua. Leão de Cintra atravessa rio para ser rei da selva em Alcochete PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Abril 2011 20:04

110414_leaoRegressa mais um símbolo do clube. Não, não é Manuel Fernandes, Nélson ou Vidigal. O leão desaparecido vai voltar a rugir desde hoje na academia do Sporting

 

Gosto muito de te ver,
leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho


Não era certamente sobre este leãozão de 12 toneladas, mandado erigir por Sousa Cintra junto ao antigo Estádio de Alvalade, que cantava Caetano Veloso. A peça desapareceu com as obras do novo estádio e estava a apodrecer em Alcochete. Na campanha eleitoral, o recém-eleito presidente Godinho Lopes prometeu trazer os símbolos do Sporting de volta ao clube. Chegaram Manuel Fernandes, Vidigal, Nélson... e a estátua do leão, que foi recuperada e hoje vai ser colocada junto ao campo coberto na academia de Alcochete.

Inaugurada em 1995, no final do mandato de Sousa Cintra, aguentou poucos anos na selva urbana e nunca foi um símbolo como a estátua do Marquês de Pombal, a que Iordanov trepou para pôr um cachecol do Sporting nos festejos do título em 2000. Agora, em Alcochete, terá mais espaço para se fazer notar.

”Isto é uma maravilha. É ou não é, digam lá? É uma maravilha!”, delirava Sousa Cintra a olhar para a nova estátua do leão, em 1995, junto à bancada central de Alvalade. Mais de 15 anos volvidos, o antigo presidente não esquece o monumento feito “para homenagear os sócios”. “Foi uma emoção fantástica para todos os sportinguistas, era uma peça fantástica e belíssima. Foi feita pelo arquitecto Paciência, um dos nomes mais conceituados em Portugal. Na altura todos gostaram”, afirmou ao i. Sousa Cintra ficou a saber pelo nosso jornal que a estátua seria reerguida hoje em Alcochete e reagiu assim: “Sei que a estátua ficou guardada, mas é bonito que a coloquem num local visível. Estou contente. Uma peça daquelas não deve ficar guardada!”

Justiça A estátua estava abandonada num baldio e foi recuperada (limpa e restaurada) pelo staff do Sporting. “Achámos que seria da mais elementar justiça recolocar o leão num local apropriado, onde possa ser apreciado. São coisas importantes para um clube de futebol, a tal componente emocional para funcionários, sócios e atletas. Não é só a gestão que interessa”, confidenciou ao i Paulo Pereira Cristóvão, vice-presidente para a área do património. A estátua ficará, no entanto, junto ao solo, sem as plataformas de seis metros por onde corria água (segundo Sousa Cintra, isso acabava por servir de segurança “antivândalos”). O novo local escolhido pela direcção de Godinho Lopes é junto ao campo principal de Alcochete. “Decidimos isso em dois dias, depois de uma visita à Academia”, contou o dirigente. O momento simbólico que marca o regresso do leão é hoje às 15 horas, mas ficará ainda a faltar o ajardinamento da área circundante.

Polémica Pouco antes do final do seu mandato como presidente, Sousa Cintra inaugurou a estátua. Na altura disse que tinha oferecido o leão ao clube, o que causou alguma polémica, pois não correspondia à verdade. “Mandei fazê-la e não estou nada arrependido. Já não me lembro de quanto custou, mas não fui eu que a paguei. Ofereci uma, sim, mas a que estava no interior do estádio [junto à antiga porta 10-A].

Três dias depois da inauguração, Pedro Santana Lopes assumiu a presidência do clube. O custo total do projecto não chegou a ser conhecido publicamente, mas hoje, longe das polémicas, o leão aterra definitivamente perto da entrada de Alcochete. Com alma nova, banho tomado e sobre uma base de mármore pintada de verde-escuro. “Depois de ter relva à volta, garanto que vamos fazer um caminho para que todos possam ir junto da estátua e tirar a fotografia que vai ser uma recordação desejada por todos”, concluiu Paulo Pereira Cristóvão.

 

In ionline.pt

 



Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting