Início > Arquivo Noticias > Futebol > A história do clássico entre leões e dragões
Sexta, 19 Abril 2024
A história do clássico entre leões e dragões PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 15 Abril 2011 13:28

Foto: Porto - SportingFutebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal têm uma rivalidade histórica que remonta aos primórdios do Campeonato de Portugal. O primeiro jogo a contar para a 1ª Divisão realizado em casa dos azuis-e-brancos em 1935 terminou com um 4-2 favorável aos anfitriões.

Na época seguinte o FC Porto bateu o seu rival por 10-1, naquela que é a maior vitória de sempre nos confrontos entre as duas equipas, e a maior derrota da história dos leões.



O Sporting só venceria pela primeira vez em 1944 e logo por um concludente 1-3. Era o período dos cinco violinos, a era dourada do Sporting, e não é à toa que os leões venceram três jogos em quatro anos.

Em 1948 o Porto venceu por 4-1 iniciando mais um longo período de domínio azul-e-branco, em que os portistas venceram nove dos seguintes doze jogos.

Esse registo seria quebrado em 1959, quando os leões saíram das Antas com um histórico 1-4.
Nos dezassete anos que se seguiram os papéis inverteram-se e o FC Porto apenas venceu em três ocasiões (1964, 1966 e 1971), enquanto o Sporting levou de vencida o clássico por 8 vezes.

Em 1977, um 4-1, mais um, foi o grito de revolta do dragão para um longo período de domínio avassalador. O Sporting estaria 21 anos sem vencer um jogo na casa do rival, conseguindo marcar apenas sete golos, o que não deixa de ser um desempenho medíocre, mesmo tendo em conta os jogos serem disputados na cidade Invicta.

Foi preciso Octávio Machado, um ex-dragão, tomar conta dos destinos leoninos para o Sporting quebrar a malapata e vencer nas Antas em 1997, matando o borrego que durava desde a famosa noite do nevoeiro de 1975.

Os últimos anos são marcados por um domínio portista mais moderado. Os leões venceram duas vezes nas últimas trezes visitas à invicta, contra sete vitórias do porto e seis empates.

O FC Porto não perde com o Sporting desde o livre directo magistralmente convertido por Tello em 2007. Curiosamente esse foi o último golo marcado pelos leões no Dragão em jogos a contar para o campeonato. Já o último golo dos portistas foi apontado por Radamel Falcao na vitória do ano passado.

A história, tal como o campeonato, apontam o FC Porto como claro favorito, mas convém lembrar que o Sporting é a equipa que mais vezes venceu os azuis-e-brancos na sua casa em jogos a contar para o campeonato (13 ocasiões), e André Villas-Boas não pode esquecer isso.

 

In zerozero.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting