Início > Arquivo Noticias > Futebol > Pereirinha: "Está na hora de sermos campeões"
Sexta, 29 Março 2024
Pereirinha: "Está na hora de sermos campeões" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 26 Junho 2009 00:17
090625_pereirinha.jpgBruno Pereirinha quer entrar na história dos campeões. Há dois anos e meio no mais alto nível, o jovem médio que é leão desde juvenil não economiza na ambição, mas fá-lo com boa dose de realismo, sempre presente a cada palavra do seu discurso. Em entrevista exclusiva a O JOGO, o 25 aponta aspectos a melhorar, passa em revista o passado recente e diz esperar, daqui por um ano, guardar com esmero a sua primeira faixa de campeão para a juntar às que conquistou na formação.

Vem aí uma nova época, com o reacender da esperança em futuras conquistas. Já digeriu a temporada que passou?

Sim. Não foi positiva para nós, na medida em que não atingimos o principal objectivo, ou seja, a conquista do título de campeão, logo não há motivos para satisfação.


Mas a época até nem começou mal, com a conquista da Supertaça...

É verdade, mas não fomos regulares. Chegámos aos oitavos-de-final da Champions, outra meta traçada, mas depois o desempenho não foi o desejado.

A maré pode finalmente mudar em 2009/10?

Vamos propor-nos os mesmos objectivos, fazendo tudo para os atingir. Estou convicto disso. Todos se irão empenhar a fundo para ajudar o Sporting a conquistar o que for possível.

Já lá vão sete temporadas sem um Sporting campeão. Sente o peso de novo jejum?

Há descontentamento por esse factor, mas, por outro lado, isso também provoca maior vontade de atingir esse objectivo. É algo que nos começa a ficar entalado na garganta. Uma equipa que joga sempre pelo título, como o Sporting, não pode estar tantos anos sem ser campeã. A verdade é que não tem sido suficientemente bom para o conseguir. Mas está na hora!

O que falta à equipa?

O FC Porto teve grande regularidade - é o que nos falta. Cedemos pontos aos adversários e não mantivemos um ritmo contínuo. Pagámos por isso.

93

Os milhões que o Real Madrid pagou por Ronaldo não chocam Pereirinha, que assim se explica: "Se alguém pagou isso por ele, não o fez a pensar em perder dinheiro, mas sim porque vai rendibilizar esse valor."

"Terei de mostrar ainda mais para ser titular"

No campo individual, o camisola 25 tornou a fazer a auto-análise que lhe é peculiar. A titularidade continua a ser o objectivo perseguido, mas o seu crescimento sustentado está de acordo com o que planeara. "Sigo uma linha natural. Ainda não consegui a titularidade, é um facto, mas espero que assim aconteça esta época. Continuo a sentir-me útil, como sempre, fui quase sempre opção, mas estou satisfeito. Tenho de mostrar ainda mais para ser opção como titular", apontou.

"Problemas sem influência"

Os diversos episódios que agitaram o Sporting nesta temporada foram visíveis. A controvérsia nunca esteve distante de Alvalade - houve os casos de Grimi e Veloso, entre outros -, mas Pereirinha argumenta que o plantel nunca se deixou afectar verdadeiramente pelo que sucedeu no exterior: "A equipa teve sempre o espírito ideal. Chegámos a ganhar jogos exactamente por isso. Por exemplo, estou a lembrar-me da partida em Guimarães. Mais que qualidade e empenho, foi o espírito de grupo o trunfo para a vitória."

"Dizem que é grande jogador"

Pesem embora as férias, Pereirinha já recolheu algumas informações acerca de Matías Fernández, a mais que provável primeira contratação dos leões para 2009/10: "Tenho andando meio desligado, pois ainda estou de férias, a descansar, mas já perguntei a outros colegas que o conhecem e disseram-me que ele tem qualidade, que é um grande jogador. Sei que a primeira época dele no Villarreal foi positiva, mas que esta última já não lhe correu assim tão bem. Se for contratado, será naturalmente muito bem recebido. Espero que nos ajude."

"Sem Bento era andar para trás"

A eleição de José Eduardo Bettencourt para conduzir os destinos do Sporting trouxe, numa primeira análise, benefícios para o presente e futuro da agremiação de Alvalade. Este é o entendimento de Bruno Pereirinha, que vê, na continuidade de Paulo Bento, um ponto essencial.

Como recebeu a notícia da continuidade de Paulo Bento no comando da equipa? Comunga da ideia de que era isto que o plantel desejava?

Sim. Fiquei satisfeito, pois o Paulo Bento é o treinador com que me identifico. Aliás, toda a equipa se identifica com ele. Estaríamos a dar passos atrás sem ele ao comando da equipa. O Paulo Bento conhece bem os jogadores, o que é altamente positivo. Esta continuidade pode ser benéfica. Espero sinceramente que ajude a consolidar o que de bom já temos e que ele ajudou muito a construir. Acho que a sua continuidade tem tudo para ser boa para o Sporting.

Como profissional e jovem que fez parte da formação no Sporting, como assistiu à eleição de José Eduardo Bettencourt como presidente?

Creio que ele veio criar um novo entusiasmo - isso viu-se logo no próprio dia da eleição. Está a tentar trazer algumas novas ideias, mas creio que dentro do que já tinha vindo a ser feito. Tenho boa impressão, mas não uma opinião formada, como é natural nesta fase. É óbvio que espero que tudo lhe corra pelo melhor.

"Saída de Derlei surpreendeu-me"

Derlei disse mesmo adeus a Alvalade. O Ninja deixou saudades no coração dos antigos colegas, sentimento assumido por Pereirinha. "Gostei muito de trabalhar com ele. Ajudava os mais jovens em tudo o que podia, dando conselhos bastante úteis. Era de facto um jogador muito respeitado por todos. Não o tentei convencer a ficar, mas, quando falámos durante aquela indefinição, pareceu-me que ele ficaria. Fui surpreendido, quando a saída foi o desfecho. São coisas do futebol", desabafou.

"Se for o melhor para todos, que Veloso saia"

O centrocampista não se refuta a falar do caso de Miguel Veloso, jogador cuja relação com o técnico Paulo Bento se deteriorou e que está agora no mercado. Ver sair o parceiro nunca será um prazer para Pereirinha, que, no entanto, encara a situação com desassombro: "Como amigo e colega do Miguel, tenho a dizer que ele saberá o que é melhor. Quero é que ele seja feliz e que tudo lhe corra pelo melhor, mas, se quiser sair, que saia. Se for essa a melhor solução para todos, está satisfeito o interesse comum. Ele manifestava algum desconforto, mas, se ficar, que nos ajude a conquistar títulos."

"Taça da Liga continua-nos atravessada"

Depois de inaugurar o marcador na última final da Carlsberg Cup, frente ao Benfica, Pereirinha viu novamente o caneco fugir, num jogo envolto em controvérsia. O 25 já se refez do desaire, mas não o esquece: "A Taça da Liga continua-nos atravessada. Já na época anterior tínhamos perdido a primeira final contra o Setúbal. Fomos contra o Benfica, queríamos ganhar a Taça, mas um erro grave do árbitro acabou por nos prejudicar. Se aquilo não tem acontecido, dificilmente perderíamos o troféu. Não vale a pena crucificar ninguém, mas sim responsabilizar quem se enganou."

"Saleiro e André Marques merecem"

A inclusão de Carlos Saleiro e André Marques no plantel de Paulo Bento agradou sobremaneira a Pereirinha, que já travou outras batalhas ao lado de ambos, como lembrou: "Eles estão a ser justamente premiados, pois nunca deixaram de trabalhar seriamente. Joguei com os dois no Olivais e Moscavide e nas Selecções e fui companheiro do André nos juniores. Têm muita qualidade, e espero que lhes corra tudo bem. Que fiquem e encontrem o seu espaço."

 

In www.ojogo.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting