Início > Arquivo Noticias > Futebol > Renato Neto chega hoje e treina-se amanhã
Sexta, 22 Outubro 2021
Renato Neto chega hoje e treina-se amanhã PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 27 Dezembro 2011 16:24

111227_renatonetoRenato Neto é o primeiro reforço para Domingos Paciência na reabertura do mercado em Janeiro. O médio brasileiro de 20 anos de elevada envergadura irá regressar ao Sporting depois de época e meia de cedência por empréstimo aos belgas do Cercle de Brugge, confirmando uma hipótese que estava em cima da mesa da SAD, como O JOGO oportunamente anunciou, e vai treinar-se já amanhã na Academia no regresso do plantel verde e branco ao trabalho após as férias natalícias. O novo recruta pode impor-se pela presença física, já que, do alto dos seus 1,86 metros, conta com mais 10 centrímetros do que a altura média dos actuais titulares no miolo - André Santos, Elias e Schaars: 1,76m. Renato Neto, que é uma das figuras da equipa, realizou ontem o seu último jogo pelo Cercle de Brugge, na deslocação ao terreno do Genk, onde viu a sua equipa ser derrotada por 4-2, e pouco conseguiu fazer para atenuar a diferença de argumentos face à formação da casa, ainda com a pedalada da Champions.

Aliás, Renato Neto bem tentou impor-se nos duelos individuais e aparecer em zonas de finalização, mas o melhor que conseguiu foi um remate de longe ao lado aos 28', ele que viaja hoje para Lisboa, onde ajudará a colmatar algumas das lacunas que o técnico Domingos Paciência identificou no sector.

 

O nome do jovem brasileiro, que chegou a Alvalade em 2006/07, proveniente do Academia Catarinense de Futebol, para integrar os juvenis do clube, surgiu como forte possibilidade de reforço do plantel quando, mediante indicações do presidente Godinho Lopes, ficaram evidentes as limitações económicas da sociedade para atacar o mercado em Janeiro. Sem meios para prosseguir a política de investimento, a SAD olhou para os seus activos, isto dentro das necessidades identificadas no meio-campo - depois da lesão prolongada de Fito Rinaudo, sem esquecer a saída de Luis Aguiar, igualmente devido a lesão -, e resolveu incorporar o médio que chegou a ser utilizado na equipa principal na Liga 2008/09, quando a mesma era comandada por Paulo Bento.

Renato Neto está ligado contratualmente ao Sporting até 2014, é considerado uma das promessas da Academia verde e 40 por cento do seu passe foi adquirido, em Agosto, pelo fundo "Sporting Portugal Fund" por 800 mil euros.


Carlos Pereira define-o como um "8"

Carlos Pereira, ex-treinador-adjunto de Paulo Bento no Sporting, acompanhou de perto a evolução de Renato Neto e a sua estreia na Liga, frente ao Nacional da Madeira, a 24 de Maio de 2011, não tendo dúvidas que o médio "é mais um bom valor da Academia pronto a ser revelado ao mais alto nível". "Foi chamado com regularidade ao plantel principal e sempre mostrou boa postura e atitude. A nota foi sempre alta", lembrou, analisando: "Tem uma boa presença física e muito valor. É trabalhador, forte no jogo aéreo e não é por acaso que tem sido dado como reforço para o plantel de Domingos Paciência. É sinal de trabalho e de uma evolução. É um jogador que organiza bem o jogo ofensivo da equipa, tem capacidade de choque. Penso que é mais um 8, mais talhado para as acções ofensivas e com iniciativa, apesar de defender e recuperar muitas bolas."

 

Um médio moderno que pode jogar em qualquer grande

 

Renato Neto precisou de pouco tempo para conquistar responsáveis e adeptos do Cercle de Brugge, clube que a Sporting, SAD escolheu para que ganhasse experiência no futebol sénior. Prova disso mesmo é a forma como Bob Peeters, seu treinador no emblema belga, descreve o já ex-pupilo, conformado com a inevitabilidade de ver sair "um dos melhores jogadores" da formação que orienta. Mais, Peeters garante que o potencial demonstrado por Renato nesta passagem pelo Cercle excedia em muito a dimensão do clube e será, no futuro, suficiente, não apenas para os leões, mas para qualquer destino que o jovem médio entenda escolher para a sua carreira. "Mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer, porque o Renato tem potencial a mais para uma equipa como o Cercle de Brugge. Ele pode jogar no Sporting ou em qualquer outro clube grande da Europa", disse Bob Peeters a O JOGO, ainda antes do "reforço" do grupo orientado por Domingos Paciência ter disputado a derradeira partida pelo primeiro clube que conheceu enquanto profissional.


Era ele e... mais dez

A influência de Renato Neto na equipa do Cercle era por demais evidente, bastando para isso atentar ao seguinte facto: jogou em todas as partidas que o emblema belga disputou na presente temporada e só não foi titular na primeira jornada, embora tenha entrado em campo logo aos 34' e, depois, só não jogou os 90 minutos à 10ª jornada, por ter sido expulso.

 

Cédric Soares

"É um médio alto, forte, possante, agressivo e dinâmico"

 

A partilha de balneário com Renato Neto e da conquista de dois campeonatos nacionais de juniores no Sporting dão a Cédric Soares um conhecimento claro sobre aquilo que o médio brasileiro pode dar ao grupo, onde, assegura a O JOGO, o ex-colega "será uma opção extremamente válida". O lateral-direito, cedido por empréstimo à Académica, defende "que é preciso contar sempre com Renato Neto para desequilibrar um jogo", atirou, justificando: "É um jogador muito alto e possante, muito agressivo e dinâmico. É daqueles que jogam de área a área. Não é um camisola 10, é mais um 8 e, por vezes, também pode jogar a 6, mas não num esquema em que essa posição seja fixa, como o Sporting agora joga com o Carriço. Depois, é muito bom nos equilíbrios e entrega-se sempre à luta." Cédric sublinha: "Vai lutar, neste contexto, pelo lugar do Carriço e André Santos, mas é opção para qualquer posição no meio-campo, menos como 10. É muito forte nos cantos e faz alguns golos com regularidade."

 

É hipótese para jogar já na segunda-feira com Rio Ave

A chamada de Renato Neto surge com consciência de que se trata de um jogador capaz de se integrar com facilidade no grupo, tendo em conta a total identificação com os métodos de trabalho praticados em Alvalade e o facto de se encontrar a jogar com regularidade, em pleno ritmo competitivo. Assim, e tendo em conta os problemas que os leões sentem a meio-campo, fruto das ausências, é provável que Renato seja já uma hipótese viável para a viagem a Vila do Conde, onde o Sporting defronta o Rio Ave, em encontro a contar para a fase de grupos da Taça da Liga.

Recorde-se que, com Rinaudo e Carriço lesionados [ver peça na página 9], escasseiam soluções para o sector intermédio e a presença do mais recente membro do plantel principal entre os convocados pode ser uma realidade.

 

William Carvalho foi escolhido pelo Cercle

 

William Carvalho será, ao que tudo indica, segundo O JOGO apurou, o jogador a ceder pelo Sporting ao Cercle de Brugge ao abrigo da compensação estipulada com o emblema belga pela saída de Renato Neto. Porém, a situação ainda não está definitivamente consumada, uma vez que é necessária a desvinculação do Fátima, da II Divisão, onde o médio actua por empréstimo do Sporting.

O acordo de cooperação entre o Cercle de Brugge e o Sporting tem permitido à formação belga contar com alguns jogadores cedidos pelo emblema de Alvalade, o qual ficou de compensar a saída de Renato Neto [ver peças à parte], depois do acerto ter sido feito em Lisboa, há cerca de três semanas. É que, sabe O JOGO, dois responsáveis do Cercle de Brugge, o director Yvan Vandamme e o director-desportivo Patrick Rotsaert, estiveram na capital portuguesa para acertar um conjunto de pressupostos inerentes ao protocolo de cooperação em vigor, efectuando uma avaliação sumária do mesmo, mas também para salvaguardar a continuidade de Nuno Reis e Amido Baldé no plantel de Bob Peeters até ao final da época. Os dirigentes do Cercle de Brugge garantiram ainda por parte da SAD leonina a cedência de um atleta para o lugar de Renato Neto, no caso de este sair em Janeiro, como se verifica.

William Carvalho, outro dos promissores jogadores formados na Academia, vinculado até 2014, vai, assim que for desbloqueada a situação junto do Fátima, prosseguir carreira na Bélgica, ele que na temporada transacta chegou mesmo a estrear-se na equipa principal, quando, na 25ª jornada da Liga, entrou aos 89' do duelo em Guimarães (1-1), para o lugar de Matías Fernández.

 

In ojogo.pt



Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting