Início > Arquivo Noticias > Clube > Entrevista ao Sr. Nuno Manaia Presidente da Associação de Adeptos Sportinguistas, e Membro do Conselho Leonino
Quinta, 28 Março 2024
Entrevista ao Sr. Nuno Manaia Presidente da Associação de Adeptos Sportinguistas, e Membro do Conselho Leonino PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 02 Janeiro 2013 02:47
130102_nuno_manaiaHá menos de um ano que preside à Associação de Adeptos Sportinguistas. Pode falar-nos um pouco mais da missão desta Associação?

A principal missão de qualquer associação de adeptos passa sempre por defender os direitos de todos nós, adeptos. Em Portugal somos únicos, pela Europa fora, qualquer clube tem uma associação e em alguns clubes até mais que uma. Em especial em Inglaterra, Alemanha, Itália… De qualquer forma o nosso aparecimento também surge pelo rumo que o nosso Clube começou a tomar…E temos procurado ao longo da nossa existência sensibilizar os Sportinguistas para o caminho que o clube foi levando… Este final de 2012 e inicio de 2013 fica marcado pelo projecto em que estamos envolvidos, financiado pela comissão europeia e dedicado ao tema “ownership”. Posso anunciar que o VI Pensar Sporting será realizado a 16 de Fevereiro , abordando esta temática e com presença de representantes da Supporters direct , Fc United of Manchester e Hamburg SV, para reflectirem connosco as suas diferentes realidades.

 

Quais foram os grandes desafios encontrados quando tomou posse, especialmente considerando que preside à Associação no momento mais negro da história do Sporting? Que tem sido feito, dentro das possibilidades da AAS?

Este caminho de aniquilar a nossa história já vinha tendo vários episódios . E desde há muito que o nosso clube tem vindo em queda aparatosa. De facto nunca tínhamos chegado tão longe e tão abaixo. Os valores do Sporting Clube de Portugal estão totalmente desvirtuados, os sócios passaram a ser tratados como clientes no denominado projecto Roquette. Eu já tenho vários anos de combate contra o caminho que o clube levou, já estando habituado a dar a cara desde a alguns anos a esta parte, quer nas assembleias gerais, quer noutros meios de comunicação. De algum tempo a esta parte que temos procurado sensibilizar vários membros dos órgãos sociais para dar a voz aos Sócios e já no ultimo Conselho Leonino defendemos o cenário de eleições antecipadas.

 

Por falar nisso, também faz parte do Conselho Leonino, que esteve debaixo de fogo após o último encontro com o Eng. Godinho Lopes. Que nos pode dizer desse encontro?

Há demasiada hipocrisia! Muita gente a “atacar” esta gestão e esta Direcção mas no fim votam a favor de uma moção de apoio ao Engº Godinho Lopes!

 

Que diagnóstico faz do trabalho da Direcção até agora? Quais as maiores críticas que tem a apontar? Somente desportivas, ou mais?

 Mais que criticas na componente desportiva, a componente financeira é um autentico desastre! 2011/2012 e 2012 /2013 são as 2 épocas em que mais se investiu no futebol do Sporting. Desde poucas ou nenhumas promessas eleitorais cumpridas; o pavilhão construído ao pé de Alvalade nada evoluiu; 6 meses servem para se mudar toda uma política desportiva, ora de aposta em estrangeiros maduros e experientes e bem pagos que nada trouxeram, como passado uns meses já voltamos a ter a formação como ponto de referência; passivo aumentado em mais de 100M de euros; a campanha de Sócios está para arrancar desde o início do mandato e inclusive realizou-se uma Assembleia com o intuito de alterar Estatutos para simplificar as categorias de Sócios; até uma das nossas maiores bandeiras, que era a honestidade e o estar fora de qualquer esquema pouco claro no futebol, saiu beliscada! Um desastre completo!

 

Que perspectiva tem do destino do clube se a situação se mantiver, caso a actual Direcção não se demitir ou seja destituída?

Não quero ser alarmista, mas preocupa-me muito o futuro do nosso Clube. O Sporting só terá futuro se definitivamente tivermos uma Direcção a falar verdade e sem prometer mundos e fundos! Não vejo outro cenário que não seja esta Direcção dar a voz aos sócios!

 

Como Presidente da AAS, parece-lhe importante que os Sócios possam ter voz, e poder de decisão? Acha estranho tal ainda não ter acontecido?

Fundamental dar voz aos Sócios! Há tanta coisa estranha no nosso Clube, essa é apenas mais uma delas.

 

Na sequência da última pergunta, acha por isso a acção do Dar Rumo ao Sporting importante? O que o levou a assinar, e o que espera?

Este é o momento em que os Sócios têm que dizer de sua justiça! Decidir se querem que esta Direcção se mantenha em funções ou não! Concordando com esta assembleia, não podia deixar de assinar! Espero que a AG se realize a breve trecho.

 

Receia uma eventual falta de alternativas em eleições? Acha preferível não correr o risco, ou a situação actual do Sporting exige esse risco?

Alternativas há muitas e em cenário de eleições vão aparecer! O último acto eleitoral teve 5 candidatos! E em com eleições no curto prazo estou certo que são vários os projectos a aparecer ! O mais importante é que o próximo acto não tenha um clima de guerra como foi o último, e que discutam ideias e formas de actuar, de forma a tirar o Clube desta situação!

 

Deixe uma última mensagem a todos os Sportinguistas!

Dar voz aos Sócios é tudo! Com o Sporting no estado desportivo e financeiro em que está, e ainda a tempo de se poder preparar a próxima época, este é o momento das pessoas decidirem se pretendem que esta Direcção se mantenha em funções ou se deveremos ir para eleições!

 

In http://darrumoaosporting.wordpress.com/2013/01/02/533/


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting