Início > Arquivo Noticias > Futebol > 40 horas de viagem e sobressaltos ou sono e fome a caminho da liberdade
Sexta, 03 Maio 2024
40 horas de viagem e sobressaltos ou sono e fome a caminho da liberdade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 26 Abril 1974 23:00
740426_magdeburgo_sporting.jpgA derrota, na RDA, por 1-2, deitou tudo a perder. A vitória valeria 50 contos. Mas sem Yazalde e sem Dinis tudo se complicou. O fim do sonho nos pés de Tomé, que falhou o golo que valeria a final e chorou. «Podia ter marcado, mas tanto quis colocar a bola que...»
João Rocha, o presidente, não disfarçou a tristeza. Num gesto bonito, foi à cabina consolar os jogadores, dissendo-lhes que se sentissem de missão cumprida, porque «nunca se imaginara chegar tão longe, apesar de ter sido possível ir além, se a sorte não fosse madrasta e se... o campo não estivesse molhado».


A 24 de Abril, na RDA, o Sporting alinhou com a seguinte equipa frente ao Magdeburgo:
Vítor Damas; Manaca Dias, Vitorino Bastos, Carlos Alhinho e Carlos Pereira (Joaquim Rocha 64 min); Vagner Canotilho (Capitão), Paulo Rocha (Tomé 81 min) e Vítor Gonçalves "Baltasar"; Mário Mateus "Marinho", Nélson Fernandes e Francisco Faria "Chico Faria".
Treinador: Mário Lino
Golo: Marinho (78 min)


A caminho de Lisboa, uma odisseia do Sporting. A 25 de Abril em Lisboa conquistara-se já a liberdade. E o futuro. E, no Aeroporto de Frankfurt, ficaram os sportinguistas reféns do golpe, a comer e a dormir aos poucochinhos, quando em Lisboa já estava em festa e já havia cravos nas pontas das espingardas, mas fechado continuava o Aeroporto. A comitiva sportinguista soube, na Alemanha de Leste, do golpe de Estado em Portugal. Era manhã e Dewitz, ponto de intercepção e de fiscalização, antes da entrada em Berlim Ocidental, e o intérprete avisa: « Houve um golpe de estado em Portugal».


Para Madrid teve de voar a comitiva. E de Madrid para Badajoz, de autocarro. Em Badajoz, fronteira fechada. E já mais de 40 horas de viagem. A custo, João Rocha conseguiu que os deixassem entrar. Joaquim Rocha, luso-brasileiro do Sporting, quando, barba por desfazer, rosto cerzido de cansaço, como todos os outros afinal, ao chegar a Alvalade, 38 horas após a partida de Magdeburgo, desabafou: «Uma viagem destas não vem na Bíblia.»

In “A Bola”


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting