Início > Arquivo Noticias > Futebol > Algum clube nunca ficou abaixo do quinto lugar? Sim, o Sporting
Sábado, 18 Maio 2024
Algum clube nunca ficou abaixo do quinto lugar? Sim, o Sporting PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 19 Dezembro 2009 19:14

091219_jebLeões têm estatuto para manter mas precisam voltar com urgência aos triunfos para o defenderem. A Figueira da Foz é o lugar ideal.

 

No duelo das conversas de café entre amigos, os adeptos do Benfica acabam sempre por recuperar conquistas da era Eusébio, os que torcem pelo FC Porto preferem recordar as vitórias na era Pinto da Costa e os simpatizantes do Sporting falam ao de leve nos Cinco Violinos. Mas como o argumento já tem o mofo de meio século, salta logo o ponto mais actual - os leões são o único clube nacional (e, olhando apenas as maiores ligas, na Europa) que nunca acabou o campeonato abaixo do 5.º lugar. É uma conquista sem troféu que não entra no palmarés mas sabe na mesma a vitória. Problema: o registo está agora ameaçado.


No pior cenário, e caso percam com a Naval, os lisboetas correm o risco de cair para uma inesperada 10.ª posição. Não é a pior campanha de sempre (a temporada 1966/67 bate todas as marcas negativas, embora, no final, tenham terminado no quarto lugar), mas anda lá perto. E melhorias é algo que nem com a mudança de treinador se acabou por ver. Quatro vitórias, seis empates e três derrotas em 13 jornadas é tudo menos o registo habitual dos leões no campeonato. Mais: apenas em três dos 18 títulos é que a equipa desperdiçou mais pontos (21). E para igualar esse registo, o Sporting teria de somar 15 vitórias e dois empates em 17 encontros.

O Benfica, clube com mais campeonatos ganhos em Portugal (lidera também no ranking de mais segundos lugares), ficará sempre marcado pela temporada 2000/01: três técnicos (Jupp Heynckes, José Mourinho e Toni), muitos flops - Dudic, Rojas, Escalona, Carlitos, André... - e uma instabilidade permanente que levou a uma diferença de 23 pontos para o campeão Boavista e as ultrapassagens de FC Porto, Sporting, Sp. Braga e U. Leiria. De resto, excepção feita a cinco épocas, os encarnados conseguiram ficar sempre no pódio.

Já o FC Porto passou por períodos atribulados nas décadas de 40 (sétimo lugar em 1943 e sexta posição em 1946) e 70 (nono lugar, o pior de sempre, em 1970) mas agigantou-se para o patamar europeu que hoje assume desde que Pinto da Costa chegou à presidência, em 1982 - os azuis e brancos tinham seis títulos até o actual líder assumir a pasta; em 2009, já vão nos 23.

No ranking de todos os campeonatos, o Sporting surge em terceiro na primeira e segunda posições mas destaca-se no número de ocasiões em que ficou no último lugar do pódio (21). A isso juntam-se ainda dez campeonatos terminados no quarto lugar e mais quatro no quinto posto. Ponto. É um caso raro na Europa e único em Portugal. Até ver. 

TERRA SAGRADA "Onde é que isto vai parar? Já estou preocupado". Mais uma vez, José Eduardo Bettencourt foi confrontado por um adepto no aeroporto, à chegada de Berlim. E até lhe deu razão. "Também estou preocupado", afirmou. Os jornais falam em Ruben Micael (Nacional) e até Ricardo Quarsma (Inter), mais uma dose de moral para os próximos jogos. O seguinte é em território sagrado para os lisboetas: Figueira da Foz.

A Naval é a única equipa que conta por derrotas todas as recepções ao Sporting. Das estreias de Moutinho (2005) e Veloso (2008) a marcarem à bomba de Ronny no último minuto (2006), passando pela vitória da última época com menos dois jogadores durante meia hora, o estádio José Bento Pessoa é um talismã. Pelo menos até agora, porque nesta fase já se pode esperar tudo de uma equipa em crise.
In ionline.pt

Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting