Início > Arquivo Noticias > Futebol > Um brasileiro descobriu o caminho televisivo para o golo
Sexta, 29 Março 2024
Um brasileiro descobriu o caminho televisivo para o golo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 09 Fevereiro 2010 15:59

100209_sporting_austria_vienaHá 52 anos, o avançado carioca Ivson marcou o primeiro golo em directo da RTP, num Sporting-Áustria Viena (4-0) em Alvalade

 

Hoje há Sporting-Benfica na SIC. Se não gostar do dérbi, e à mesma hora, mude para a SportTV1 e veja o Manchester City-Bolton, da liga inglesa. E até é um dia calmo de transmissões televisivas, o que há dez anos era impensável. E há 52 anos era inédito. Foi a 9 de Fevereiro de 1958 que a RTP deu o primeiro passo no capítulo dos jogos de futebol em directo, com o particular Sporting-Áustria Viena (4-0), em Alvalade.



Nessa data, quase um ano depois da fundação da RTP (7 de Março de 1957), oito profissionais da Radio Televisão Portuguesa saíram da sede numa carrinha, atravessaram a Alameda das Linhas de Torres, entraram em Alvalade e transmitiram o jogo em directo, durante os 90 minutos.

A equipa da RTP era formada por Domingos Lança Moreira e Fernando Soromenho (comentadores), Mário Cília (reportagem de campo e entrevistas), Formosinho Sanches, Augusto Rosa e Gustavo Pavão (operadores de câmara), Torcato David (responsabilidade técnica) e Artur Ramos (realizador).

Dentro do campo, Sporting e Áustria Viena jogaram num terreno escorregadio, pela intensa chuva que caíra na véspera, em Lisboa. O fantasma dos 9-1 da Áustria a Portugal, em Setembro de 1953, ainda pairava no ar. Este desapareceu, e sem fazer "buuuuh", em 45 minutos, com três golos de Ivson (7'), Vadinho (19') e Vasques (38'), embora alguns jornais da época atribuíssem a David Júlio a autoria do 3-0. Na segunda parte, Ivson fixou o resultado, aos 51'.

Para a história, aqui fica a equipa. A do Sporting - porque a da RTP já escrevemos - que actuou com Carlos Gomes; Caldeira e Valente; Fernando Mendes, Galaz e David Júlio; Ivson, Joaquim José, Vadinho, Osvaldinho e Vasques. Entraram ainda Pérides, Juca e Bispo.

HISTORIAL Como não há fome que não dê em fartura (e isto não é piada ao facto de as emissões experimentais terem sido na Feira Popular), oito dias depois, a RTP transmitiu outro jogo em directo, este no Restelo, entre as selecções militares de Portugal e dos EUA, 13-1.

Daí para a frente, o futebol começou a fazer parte do público português na RTP. Estava sempre assegurado um jogo por época (final da Taça dos Campeões, a partir de 1961, com o Benfica-Barcelona). Em Maio de 1963, a RTP deu outro passo com a primeira transmissão para a Eurovisão, no Benfica-Feyenoord (3-1), relativo à 2. a mão das meias-finais da Taça dos Campeões. E hoje é como se fosse o pão nosso de cada dia. Sábado, dia 13, o enésimo jogo da RTP em directo: FC Porto-Leixões. Este, a cores.

 

 

In ionline.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting