Início > Arquivo Noticias > Futebol > Jantar de solidariedade com Manoel reuniu 140 pessoas ... Bettencourt ausente por "motivos pessoais"
Quinta, 25 Abril 2024
Jantar de solidariedade com Manoel reuniu 140 pessoas ... Bettencourt ausente por "motivos pessoais" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 23 Fevereiro 2010 23:34

100223Manoel1O antigo futebolista do Sporting Manoel foi alvo de uma ação de solidariedade em Alvalade, durante um jantar, realizado esta segunda-feira, que juntou antigos companheiros de equipa e algumas figuras do clube, cuja receita reverteu a seu favor. Manoel, de 57 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), há cerca de um ano, que veio agravar a débil situação financeira em que se encontrava, facto que, tendo chegado ao conhecimento do seu antigo colega de equipa José Eduardo, mobilizou um conjunto de pessoas e vontades no sentido de o ajudar nesta altura crítica da sua vida.


Estiveram presentes 140 pessoas no jantar, pelo qual, cada uma, pagou 35 euros, dos quais 30 reverteram para Manoel, a maioria das quais companheiros de profissão do seu tempo, mas também de épocas precedentes e posteriores, entre eles Manuel Fernandes, Inácio, Barão, Venâncio, Conhé, Oceano, Marinho, Cadete, Carvalho, Melo, Freire, Ademar, Zezinho, Esmoriz, Cadete, Alberto, Figueiredo, Vaz e Artur Correia.
Presentes também atuais dirigentes, como Ernesto Ferreira da Silva, Dias Ferreira, Rogério Alves, Agostinho Abade e Paulo Abreu, e figuras da oposição, como Abrantes Mendes, Abílio Fernandes e Paulo Pereira Cristóvão. Ausência notada foi a do presidente José Eduardo Bettencourt, para a qual alegou "motivos pessoais".
Além do jantar, foi aberta uma conta no Banco Popular, para quem quiser ajudar Manoel poder transferir os seus donativos, e leiloados dois quadros do seu antigo companheiro de equipa Rui Jordão, que não pôde estar presente por se encontrar em Londres.


Em declarações à Agência Lusa, Manoel, cujas dificuldades em expressar-se são notórias pela sequelas do AVC, confessou-se "muito emocionado" com a iniciativa e "feliz" por "rever, conviver e matar saudades" de antigos companheiros de equipa, o que "não fazia há um século".
Um deles, o “grande” capitão Manuel Fernandes, confessou a sua satisfação por reencontrar Manoel "lúcido" e recordou um episódio quando este chegou a Alvalade: "Virei-me para o Jordão e disse-lhe: eh pá"! chegou um gajo com cabedal para levar porrada e distrair os defesas adversários da gente."
"Ele foi muito importante no sucesso daquele trio comigo, o Jordão e com o Keita, porque abria-nos muitos espaços que nós, que éramos tecnicamente mais dotados, aproveitávamos", lembrou à Lusa Manuel Fernandes, que o tratava "carinhosamente por Manoel preto".


Além das suas qualidades como jogador (“segurava a bola como poucos e era poderoso nos contactos físicos”) e profissional "sério e dedicado", Manuel Fernandes elogia as qualidades pessoais de Manoel, "sempre brincalhão, bem disposto e pronto a ajudar".
Outro companheiro dos seus tempos, Augusto Inácio, que mobilizou todo o plantel da Naval 1.º Maio, além do "staff" técnico e do próprio presidente Aprígio Santos, a contribuírem para a conta bancária de solidariedade a Manoel, também enaltece o lado humano deste.


"Como homem, quem não gostasse do Manoel não gostava de ninguém", referiu Inácio, que conta outro episódio que partilhou com ele: "Uma vez, num treino, dei um soco na coxa do Manoel e quase parti a mão. Ele, a brincar, desafiou-me a dar-lhe outro murro - era uma força da natureza”.
Quem desencadeou esta onda de solidariedade em torno de Manoel foi o seu antigo colega José Eduardo, que guarda do antigo colega uma imagem de companheirismo e boa disposição contagiante, a quem não podia virar as costas nesta altura tão complicada da sua vida.

 

In http://leaodaestrela.blogspot.com/

 



Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting