Início > Arquivo Noticias > Futebol > Cherbakov: "Moutinho na Rússia? Só se for para ganhar dinheiro..."
Domingo, 05 Maio 2024
Cherbakov: "Moutinho na Rússia? Só se for para ganhar dinheiro..." PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 25 Fevereiro 2010 11:11

100225_cherbakovAntigo médio leonino é hoje observador do Lokomotiv. E diz mesmo que "Izmailov não deve ser reforço"

 

- A minha vida acabou...

- Não digas isso, és um campeão e uma pessoa jovem. Vais ficar bom porque és um campeão!

- Não presidente, as minhas pernas acabaram. E a minha vida são as minhas pernas...



O Sporting acordou em estado de choque na madrugada de 15 de Dezembro de 1993. Cherbakov, um talentoso médio contratado pelos leões ao Shakhtar Donetsk, transportou toda a irreverência para fora dos relvados. Passar um vermelho na Av. Liberdade, Lisboa, foi a pior finta de uma carreira que chegou ao fim nesse instante. "Se pudesse voltar atrás seria diferente", lamenta o antigo jogador, que já não se recorda da conversa com Sousa Cintra no dia em que entrou no Hospital São José.

Hoje Cherba, como é conhecido, ainda sonha poder voltar a andar. Já fez duas operações, prepara uma terceira, e acredita que a evolução da ciência trará nova esperança aos tetraplégicos. Até lá continuará a fazer os tratamentos quase diários numa clínica de reabilitação (foi lá que conheceu a mulher, a antiga trapezista Natália, que recuperava de uma fractura após aparatosa queda) e desde 2007 é observador do Lokomotiv.

EL DORADO A duas semanas do início da Liga russa, o ex-internacional - que foi o melhor marcador do Mundial de juniores que se disputou em Portugal, em 1991 - admite que "é complicado poder anunciar os candidatos ao título". "Só com o início da prova se pode confirmar quem conseguiu os melhores reforços e quem tem as melhores equipas", acrescenta numa conversa sempre em português.

E Izmailov poderá ser um desses valores a brilhar na Liga russa. Ou não. "O Izmailov não deve ser reforço do Lokomotiv. Acho...", dispara, entrando em contradição com as afirmações do presidente dos moscovitas, Nikolai Naumov. "Ao que parece, o Sporting já não quer vender e o novo treinador [Cherbakov não especifica se fala de Carvalhal ou do seu sucessor] aposta nele. Mas é um grande jogador e gostava que voltasse para cá."

"Qualquer jogador russo, quando chega a Portugal, tem um primeiro ano complicado pelas dificuldades de adaptação. A partir daí, se correr bem, pode ficar muitas épocas. Com Izmailov é isso que se está a passar: sentiu algum desconforto mas agora adora Lisboa, tem a família satisfeita e é titular", analisa. "Só é pena o Sporting não poder aspirar a um lugar melhor do que o quarto, bem atrás dos outros..."

E João Moutinho, que não se mostrava muito interessado em ir para o Zenit mas andou a fazer perguntas a Danny? Cherbakov aprecia as qualidades do capitão leonino - tal como "Miguel Veloso, que tem um grande pé esquerdo, e Liedson, o goleador" - e, por isso (e porque quer "o melhor para o Sporting"), aconselha-o a não ir para a Rússia. "Seria uma grande contratação para o Zenit mas, para o jogador, não era bom. Aqui há quatro meses só de estágios, o que não é bom, ainda para mais estando presente na selecção. Moutinho na Rússia? Só se for para ganhar dinheiro; caso contrário, e se quiser sair, aconselhava mais Espanha ou Itália, até pelo tipo de futebol", sentencia.

Mas, por breves horas, os rumores das transferências vão passar ao lado. "Aqui na Rússia vejo quase todas as partidas do Sporting. É importante que ganhem ao Everton. E acredito que vão conseguir, com um bocado de sorte. Boa sorte!", conclui. Boa sorte para ti também, Cherba!

 

In ionline.pt

 

 


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting