Início > Arquivo Noticias > Futebol > Demolidores assim só há 14 anos
Quinta, 25 Abril 2024
Demolidores assim só há 14 anos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 16 Março 2010 10:18
100316Carlos-queirosMarcar cedo é uma das melhores e mais simples formas de ganhar um jogo. Técnicos e jogadores amiúde tentam entradas de leão em campo para resolver cedo e poder gerir o esforço e as emoções no resto do jogo, tal como o Sporting conseguiu anteontem com o Guimarães. Mas a verdade é que raramente se consegue, sobretudo obter vantagens dilatadas. Prova disso é que para encontrar uma entrada mais fulminante do Sporting que a do jogo com os minhotos (aos 20 minutos venciam por 3-0) é preciso recuar até à época 1995/96 (mais precisamente ao dia 10 de Fevereiro de 1996): contra o Farense, aos 15 minutos, já o Sporting ganhava por 3-0, com a diferença de que não tirou o pé do acelerador e chegou a expressivos 5-0.



Curiosamente, Carlos Queiroz esteve... nas duas. Técnico do Sporting em 1996, o seleccionador nacional esteve em Alvalade, ao lado de Bettencourt, a assistir à recepção ao Guimarães e não ficou indiferente à entrada de leão dos anfitriões, confessando a O JOGO ter-se lembrado dos seus tempos no comando técnico dos verdes e brancos. "Por acaso ontem [anteontem] estive com uns amigos e fiz esse comentário", introduziu Queiroz ao desafio de reportar-se à entrada mais forte que o Sporting conseguiu. "O estilo demolidor com que o Sporting entrou em campo fez-me recordar esses tempos. Houve realmente uma altura em que tínhamos jogos a meio da semana, algumas deslocações mais intensas e em que por isso abordávamos os jogos assim, jogando as primeiras partes a todo o gás. Lembro-me do lançamento do Caneira, que nesse dia se tornou o mais jovem jogador a actuar na I Liga. Mas recordo que houve uma sequência de jogos em que íamos para o intervalo já com três ou quatro a zero, o que nos permitia fazer um jogo mais tranquilo e repousante nas segundas partes", recordou o timoneiro de Portugal na África do Sul, que deixou o retrato fiel do que os leões lograram ante o Guimarães: entrar a matar e gerir, a pensar já na recepção ao Atlético de Madrid, já depois de amanhã, com vista aos quartos da Liga Europa.

O Sporting está a viver um dos seus melhores momentos dos últimos tempos, em franco crescimento, evolução táctica e com maior dinâmica colectiva, o que levou a que nos últimos cinco jogos tenha marcado 13 golos e sofrido apenas um. Rui Patrício esteve cinco jogos seguidos sem sofrer golos (estabeleceu o recorde de imbatibilidade da época na Liga em 457 minutos e, contabilizando as restantes competições, em 558') e Liedson não só recuperou o faro de golo como está a conseguir alcançar bom entendimento com os seus parceiros e "apoiantes" no jogo de ataque - em 4x2x3x1 ou, sobretudo, em 4x1x3x2 -, ao elevar, nos dois últimos jogos, a onze os golos apontados na Liga.

Alcançar cedo vantagens dilatadas pode chegar a ser perigoso por criar excesso de confiança e desleixo - como chegou a poder acontecer no domingo -, mas controlada esta vertente pode mesmo ter efeitos psicológicos positivos quer no empolgamento dos jogadores quer no dos adeptos. Afinal, resolver e gerir é um caminho mais curto que lutar até final pela conquista do triunfo...

Bons velhos tempos

"Estive com uns amigos e fiz esse comentário: o estilo demolidor com que o Sporting entrou fez-me recordar esses tempos [em que treinava os leões]

Carlos Queiroz, seleccionador nacional e ex-treinador do sporting

À leão

Entrada fulminante

10/02/96 FARENSE (c) 5-0

(Amunike, 7' e 15', Afonso Martins, 8', Paulo Aves, 61', Iordanov, 88')
JOGARAM: Costinha, Nélson (Caneira, 75'), Peixe, Oceano, Nuno Valente; Pedro Martins; Dominguez (Mauro Soares, 73'), Afonso Martins, Amunike (Luís Miguel, 66'); Iordanov, Paulo Alves.

As mais rápidas

16/12/95 FELGUEIRAS (c) 4-0

37' (Paulo Alves, 3', Sá Pinto, 11',

Pedro Barbosa)

01/02/97 ESPINHO (c) 4-0

32' (Oceano , 3', Iordanov, 28', Sá Pinto)

09/12/01 VARZIM (c) 4-0

28' (Quaresma, 1', Jardel, 19', Jardel)

10/02/07 PINHALNOVENSE (f) 6-0

28' (Liedson, 1', Custódio, 12', Bueno)

23/08/08 TROFENSE (c) 3-1

28' (Tonel, 5', Izmailov, 24', Yannick Djaló)

 

In ojogo.pt

 


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting