Início > Arquivo Noticias > Futebol > Da simples antipatia ao ódio vão 40 mil vozes de distância
Quinta, 25 Abril 2024
Da simples antipatia ao ódio vão 40 mil vozes de distância PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 17 Março 2010 12:24

100317_simaoSimão volta a Alvalade num clima nunca antes visto. Jogo é fulcral para o Sporting mas os adeptos também já preparam a sua táctica

 

No aquecimento para o Atl. Madrid- Sporting, até Reyes começou a rir-se. O extremo só esteve um ano na Luz mas conhece o reportório de músicas anti-Simão dos adeptos do Sporting. Que, nesse dia, começaram a ser cantadas a caminho da Plaza Mayor, tiveram prolongamento no ponto de concentração em Madrid e acabaram no Vicente Calderón. Amanhã, as atenções voltam a centrar-se no ódio de estimação leonino. Multiplicado por dez e com direito a tarjas e coreografias preparadas só para o jogo. Talvez por isso, esperam-se medidas extra de segurança hoje, na chegada a Lisboa.

"Não simpatizam comigo em Alvalade. Por isso, é-me indiferente o adversário", admitiu o internacional antes do apuramento para os oitavos. Mas nem o próprio pensava que a aversão chegaria ao cúmulo de dezenas de adeptos irem mais cedo para o estádio só para insultarem o extremo. No final, saiu por uma porta lateral para evitar a zona mista. Figo, o seu ídolo, nasceu benfiquista mas, até como adversário, será sempre saudado como um anjo. Simão, que veio de uma família toda benfiquista, parece o diabo.

AMOR Simão estreou-se pelos leões como iniciado B, em 1993. Pequeno e cheio de caracóis, cedo passou a coqueluche: pela qualidade futebolística, pelos títulos e por ser um terror nos dérbis com o rival Benfica (estreou-se na Luz com um bis num triunfo por 4-1, em 1994). "O Sporting formou-o e fez dele um homem", salientou a mãe, Ilda, que chorou quando viu o filho fazer o primeiro jogo como sénior: lançado por Octávio aos 77 minutos de uma partida com o Salgueiros, marcou um minuto depois. Em 1999, o inevitável aconteceu: saiu para o Barcelona. Os adeptos choraram, mas Simão consolou-os: "Devo tudo ao meu querido Sporting. Sou profissional, mas se fosse para Portugal era para o Sporting".

ÓDIO Dois anos depois, o extremo voltou. Para o rival. "Esperei oito dias pelo Sporting mas optei pelo melhor: o Benfica". Os leões processaram o jogador (alegam um direito de preferência e o caso ainda está a ser julgado) e abriram guerra institucional com Simão. Que depressa passou para os adeptos. "Se roubarmos o título ao Sporting, ainda melhor!", assumiu em 2002. Durante seis anos, a paixão benfiquista cresceu à proporção do ódio sportinguista. Em 2006, na última deslocação a Alvalade, tentou redimir-se do acto na Taça, em 2005 (comemorou um golo no sector dos leões), e não festejou após marcar. Mas era tarde para pazes. Até porque, pelo meio, tinha sido expulso da discoteca Kapital, dos filhos do ex-líder João Rocha e fundadores da Juve Leo. A bandeira branca das tréguas só servirá para mais inscrições provocatórias anti-Simão. E ainda há 40 mil vozes a preparar novos (e velhos) cânticos...


 
In ionline.pt

Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting