Início > Arquivo Noticias > Futebol > HERÓIS DE ANTUÉRPIA COMEMORARAM TÍTULO EUROPEU
Terça, 25 Janeiro 2022
HERÓIS DE ANTUÉRPIA COMEMORARAM TÍTULO EUROPEU PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 16 Maio 2010 23:09
100516_taca_tacasEvocação histórica entre leões amigos

Os vencedores da Taça das Taças em 1964 juntaram-se ontem em Alvalade num jantar organizado por Pedro Gomes para evocar aquele feito único no futebol português 46 anos depois. Com o falecimento de João Morais bem presente na memória de todos, foi a altura para lembrar episódios marcantes daquela célebre equipa leonina que ficou na história do futebol nacional.

José Eduardo Bettencourt marcou presença entre 10 dos heróis de Antuérpia. A saber: Romeu Branco, Carvalho, Pedro Gomes, Pérides, Louro, Figueiredo, Alexandre Baptista, Hilario, Mário Lino e Fernando Mendes. Este último desempenhava as funções de capitão e revelou ontem o espírito de amizade que sempre norteou aquele lote de jogadores.


"É com saudade que recordo aqueles momentos. Éramos jovens e ficámos na história por via de uma vitória internacional muito sofrida e com situações curiosas, nomeadamente as lesões de alguns jogadores na preparação para a final, devido às más condições do terreno em que treinámos em Antuérpia. Tivemos sorte e atingimos a final com um fantástico golo do Figueiredo. O Morais foi decisivo na final, mas todos contribuímos. Tratava-se de um grupo muito amigo", sublinhou.

Goleada recorde. Também Mário Lino recordou a campanha histórica, lembrando João Morais e também a vitória mais robusta alguma vez conseguida em competições europeias.

"Esta data assinala a magnífica conquista da Taça das Taças, importantíssima para o Sporting e para o futebol português, após um jogo em que ficou famoso o célebre ‘cantinho do Morais', jogador e amigo de quem temos muita saudade", referiu.

Depois, pormenorizando mais a prestação leonina naquele já longínqua época de 1963/64, Mário Lino, recordou a capacidade concretizadora do Sporting. "Foi uma campanha fabulosa em que marcámos muitos golos e conseguimos a maior goleada de sempre na Europa, cilindrando o Apoel por 16-1. Felizmente, há sempre muitos episódios para recordar nestas ocasiões", constata.

De referir que Rogério Alves (líder da Assembleia Geral da SAD), Dias Ferreira (presidente da Assembleia Geral do clube), Mário Casquilho (responsável pelo museu dos leões) e Menezes Rodrigues (conselheiro leonino) fizeram também questão de participar no jantar evocativo da única conquista europeia do Sporting em futebol.

 

In record.pt

 


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting