Início > Arquivo Noticias > Futebol > Parabéns a você. Faz hoje anos que nasceu o primeiro golo europeu
Sábado, 20 Abril 2024
Parabéns a você. Faz hoje anos que nasceu o primeiro golo europeu PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 05 Junho 2010 16:23
100605_martinsFirmani marcou há 55 anos num Londres-Basileia da Taça das Feiras, precursora da UEFA. O leão Martins foi pioneiro mas da dos Campeões

Antes que a Cidade do Cabo se torne demasiado falada pelo Portugal-Coreia do Norte do Mundial-2010, é importante saber que foi lá que nasceu o autor do primeiro golo das competições europeias, faz hoje 55 anos (o golo, não o senhor avançado). Mas então o João Martins nasceu na África do Sul? Não, esse João Martins nasceu em Sines e se é verdade que marcou o primeiro golo de sempre da Taça dos Campeões Europeus, a 4 de Setembro de 1955, num Sporting-Partizan Belgrado, já é mentira que tenha sido o primeiro nas competições europeias. Porque esse pertenceu a Eddie Firmani, sul-africano de gema, a 4 de Junho de 1955, ou seja três meses antes de Martins.


Comecemos então pelo início. Enquanto a UEFA criava a Taça dos Campeões, três senhores (o suíço Ernst Thommem, o italiano Otorrino Barrasi e o inglês Stanley Rous), à revelia da UEFA, inventaram a Taça das Cidades com Feira, a precursora da Taça UEFA. Criada a 18 de Abril de 1955, a competição destinava-se a equipas europeias de cidades com feira de comércio e era um evento mais comercial que desportivo, que visava promover feiras internacionais utilizando o futebol como propaganda para aumentar a popularidade e as vendas. Barcelona, Basileia, Birmingham, Copenhaga, Frankfurt, Lausana, Leipzig, Londres, Milão, Zagreb, Viena e Colónia foram as 12 cidades predispostas a participar na estreia. O intuito era juntar os melhores jogadores profissionais dos clubes daquela cidade, o que no caso de Lisboa poderia resultar em algo do género: Carlos Gomes (Sporting); Germano (Atlético) e Vicente (Belenenses); Caiado (Benfica), Juca (Sporting) e Cavém (Benfica); Di Pace (Belenenses), Coluna (Benfica), Águas (Sporting), Matateu (Belenenses) e Travaços (Sporting)

As primeiras duas edições da Taça das Cidades com Feira duravam mais de uma época (1955-58 e 1958-60), para evitar atropelos nos calendários. Só em 1971 é que a UEFA assumiu a organização da prova, mudou o formato e até o nome. Mas até lá foi Taça das Cidades com Feira e a 4 de Junho de 1955 realizou-se o primeiro jogo das competições europeias, entre o onze de Londres, com jogadores do Chelsea, Tottenham, Arsenal, West Ham e Charlton, e o de Basileia, no campo deste, na Suíça. O vencedor, por larga vantagem (5-0), foi a equipa inglesa e Firmani, então avançado do Charlton, marcou o primeiro golo. O segundo jogo das competições europeias foi então o Sporting-Partizan, já para a Taça dos Campeões 1955-56, e aí é que Martins inscreveu o seu nome na lista de honra da UEFA - que não o das competições europeias.

Nascido na Cidade do Cabo mas naturalizado italiano (neto de um emigrante italiano e com brilhantes momentos em clubes como Sampdoria, Inter e Genoa que lhe valeram três internacionalizações pela squadra azzurra), Firmani tem uma ligação com Portugal, além daquela de tirar o recorde de Martins. Foi ele quem treinou o extremo Seninho (ex-FC Porto) no NY Cosmos para se sagrar campeão dos EUA em 1984, e foi ele quem foi despedido nos NY MetroStars para Carlos Queiroz o suceder, em 1996.

 

In www.ionline.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting