Início > Arquivo Noticias > Futebol > Campeões Europeus: Sporting no primeiro jogo há 55 anos no Jamor
Quinta, 28 Março 2024
Campeões Europeus: Sporting no primeiro jogo há 55 anos no Jamor PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 03 Setembro 2010 16:23

Martins marca o primeiro goloO Benfica venceu o campeonato mas foi o Sporting quem recebeu o convite da UEFA e do "L''Équipe"

 

O Benfica já ganhou duas vezes e o FC Porto outras duas. É a Taça/Liga dos Campeões, que alimenta paixões em toda a Europa. E que começou há 55 anos. Por obra e graça de um jornalista francês do "L''Équipe".

Jacques Ferran foi enviado especial ao campeonato sul-americano dos campeões, em Santiago do Chile, no ano 1948. O Vasco da Gama, campeão carioca, ganhou a primeira edição a outros seis clubes e Jacques Ferran elogiou a competição de tal maneira que aconselhou um módulo igual na Europa. O director do "L''Équipe", Gabriel Hanot, apresentou a ideia à UEFA numa carta em Dezembro de 1954 mas esta recusou, argumentando que estava mais preocupada com um campeonato de selecções, já existente na América do Sul desde 1916.


Gabriel Hanot insistiu na ideia e a UEFA deu-lhe então carta branca para planificar o que quisesse. Foi aí que o "L''Équipe" tomou as rédeas da Taça dos Campeões Europeus, com jogos na quarta-feira à noite. A UEFA só foi tida e achada no primeiro congresso, em Viena, a 2 de Março de 1955. A ideia do "L''Équipe" para a edição inaugural da Taça dos Campeões era reunir os melhores clubes da Europa, que não necessariamente os campeões (Anderlecht, Aarhus, Djurgardens, Milan, Real Madrid, Stade de Reims e Rot-Weiss Essen), mas sim aqueles que arrastavam mais pessoas ao estádio nos respectivos países (Partizan, MTK Budapest, Servette, Hibernian, Gwardia, Rapid Viena, PSV Eindhoven e Saarbrücken).

Foquemo-nos agora em Portugal, o 16.o país convidado para a Taça dos Campeões. O Benfica foi o campeão nacional em Abril de 1955, num título decidido aos 86 minutos da última jornada por um golo de João Martins, do Sporting. Ao Belenenses (2-2), que só perdeu esse campeonato por diferença de golos. O "L''Équipe", com a bênção da UEFA, convidou então o Sporting, e não o Benfica. Por força do passado, e não apenas do presente.

É nestas circunstâncias que Sporting e Partizan entram na história do futebol europeu com o primeiro jogo na Taça dos Campeões. Como ainda não havia as jornadas europeias, tal como hoje se apresentam, eram os clubes que combinavam entre si os dias dos jogos e informavam a UEFA. O 4 de Setembro de 1955 foi a data a que chegaram a acordo Sporting e Partizan para o jogo da primeira mão. Que se disputou no Jamor, uma vez que o Estádio José Alvalade estava mergulhado em intensas obras.

Sob a arbitragem do francês Harzic, as duas equipas jogaram da seguinte forma:

SPORTING: Carlos Gomes; Caldeira e Galaz; Barros, Passos e Juca; Hugo, Vasques, Martins, Travaços e Quim.

PARTIZAN: Stojanovic; Belin e Lazarevic; Borozan, Zebek e Pajevic; Valok, Bobek, Milutinovic, Mihailovic e Herceg

Marcadores: 1-0, Martins (14''); 1-1, Valok (45''); 1-2, Milutinovic (46''.); 2-2, Quim (58''); 2-3, Bobek (73''); 3-3, Martins (78'').

Curiosidade: João Martins, o homem que deu o título de campeão português ao Benfica, assinou o primeiro golo da Taça dos Campeões. E ficou conhecido como o sexto violino.

 

In ionline

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting