Início > Arquivo Noticias > Clube > “Carta aberta ao Correio da Manhã” por Nelson Vicente para SportingApoio.com
Quinta, 20 Janeiro 2022
“Carta aberta ao Correio da Manhã” por Nelson Vicente para SportingApoio.com PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 10 Março 2011 20:35

Exmos. Senhores,110310_sportingapoio

 

Foi com enorme desagrado e alguma surpresa que hoje pude ler a vossa noticia com o titulo “SAD está sem dinheiro para despesas correntes”.

Não fiquei surpreso, porque depois de há uns tempos ter tomado conhecimento da promiscuidade entre esse grupo editorial (Cofina) e o clube sport lisboa e benfica, nomeadamente, através da compra de terrenos desportivos, que haviam sido cedidos pela CML para esse fim especifico, mas que de alguma forma, V. Ex.ªs, juntamente com sl e benfica, conseguiram tornar “urbano” e ai edificar as vossas novas instalações, que nada do que ai é escrito em descrédito da instituição Sporting Clube de Portugal me surpreende. Aliás, a esse respeito, a única coisa que me surpreende, é como é possível ainda existirem sportinguistas a comprarem os vossos jornais.

 

No entanto, mesmo considerando as vossas edições tendenciosas e pouco credíveis para o universo leonino, não posso deixar de repudiar esta noticia em especifico e passo a explicar porquê.

 

Para começar, convém referir que ao contrário do alegado no vosso artigo, os passes dos jogadores não estão penhorados. Estão, isso sim,  hipotecados como forma de garantia de bom pagamento em operações financeiras realizadas. Depois, o facto da noticia assentar todo o seu teor com base numa fonte, fere-a de morte. Isto porque a única pessoa que se encontra em funções na direcção com acesso a tão privilegiada informação é o Dr. Nobre Guedes; vice-presidente demissionário da lista do Dr. José Eduardo Bettencourt e candidato a vice-presidente na lista do Eng. Godinho Lopes.

 

Prova disso mesmo, ou seja, prova da vossa fonte, são os dados erróneos outrora também apresentados pelo candidato Eng. Godinho Lopes. As VMOC, ao contrario do que o Eng. Godinho Lopes e o Dr. Nobre Guedes disseram, não terminam em 2015, mas sim em 2016. E, muito importante, não é só nessa data que podem ser convertidas, mas sim a partir de 2013. Ora, só este pormenor, já seria bastante para desvendar a vossa fonte.

 

Mas mais importante que a fonte, é o intuito. O pretendido. E o pretendido, parece-me claramente a conjugação de dois duas motivações:

i)                   O continuar a dizer mal do Sporting Clube de Portugal;

ii)                 Fazer campanha para a lista do Eng. Godinho Lopes.

 

Quanto ao ponto (i), nada de novo. Aliás, desde a data em que V. Ex.ªs adquiriram os terrenos ao sl e benfica que se tem notado uma viragem na vossa politica editorial. Em desfavor do Sporting, como é evidente. E a esse propósito, refira-se também o abono da CML nesse sentido ao licenciar a obra e aos contínuos vetos à indemnização a que o Sporting tem direito. Recuperando um excerto do JN de 27 de Agosto de 2010, fica clara a promiscuidade acima referida.

 

«O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa instaurou um inquérito sobre a construção do novo prédio da Cofina, grupo de comunicação social que detém, entre outros, os jornais “Correio da Manhã” e “Record”, em Benfica, Lisboa, disse fonte da Procuradoria-Geral da República.

A polémica obra, contestada desde 2008 pelos moradores dos prédios mais próximos, foi analisada pela Provedoria de Justiça, que já no ano passado notificou a Câmara de Lisboa, apontando a nulidade de vários actos administrativos por desrespeito ao alvará de loteamento, de 1989.


Segundo fonte ligada ao processo, a Provedoria deteve-se sobre dois processos – um, contra a Câmara de Lisboa, por ter autorizado a construção, e, um segundo, a propósito de os promotores imobiliários da urbanização onde se insere o prédio da Cofina, não terem alegadamente pago taxas camarárias pelo uso dos terrenos, já que os direitos de isenção teriam passado do Sport Lisboa e Benfica (antigo proprietário) para as empresas.» (negritos da minha responsabilidade)

 

Quanto ao ponto (ii), parece-me evidente que o cenário que se tenta aqui passar para o eleitorado leonino é que as coisas estão de tal forma negras, que a única solução á vista é o candidato da continuidade. O candidato que atrás dele trás a armada do Banco Espírito Santo. O que não deixa de ser curioso, tendo em conta que foi essa mesma armada que deixou o Sporting na situação em que está. Tudo isto seria um contra-senso, mas não é. Não é, porque o medo que se pretende incutir nos sportinguistas tem o propósito de faze-los recear a mudança. Tem a finalidade de deixar tudo como está; talvez para retirar concorrência ao vosso clube parceiro; talvez apenas a troco de publicidade BES nos vossos jornais; talvez porque vos seja mais lucrativo um Sporting em farrapos que um Sporting vitorioso; a verdade, é que a vossa contribuição, através do mau jornalismo a que já nos habituaram em nada contribui para o esclarecimento publico e para o bem do desporto nacional, pois é isso que o Sporting Clube de Portugal representa: O Desporto Nacional.

 

Posto isto, e reforçando o repudio na vossa politica editorial, venho desta forma sugerir que os jornalistas da vossa casa se debrucem sobre casos do futebol verdadeiramente merecedores de noticia:

-Porque motivo continuam Vereadores da CML, nomeadamente o Dr. António Monteiro do CDS-PP, a colocar entraves na conclusão de um processo no qual o Sporting é credor, por decisão do Tribunal Arbitral e que tantos prejuízos económico-financeiros lhe tem trazido?

-Porque motivo se recusa a AF Porto, na pessoa do Dr. Lourenço Pinto a aprovar os novos estatutos para a FPF?

-Porque motivo é permitido ao treinador do sl e benfica agredir jogadores adversários? E porque motivo, é permitido ao director desportivo desse mesmo clube, entrar em campo para festejar golos? Isto tudo sem se conhecerem qualquer tipo de sanções como as aplicadas de forma célere ao ex-treinador do Sporting, Paulo Sérgio…

-Porque motivo, continuam no activo agentes desportivos que foram condenados desportivamente  por corrupção?

-Porque motivo, no ultimo derby, foi a claque organizada do Sporting, Juventude Leonina, alvo de carga policial por arremesso de tochas, e a claque do sl e benfica apesar de comportamento idêntico, ter um tratamento tão díspar?

-Porque motivo, Sporting, benfica, porto e braga, são os únicos clubes a querer continuar a vender os direitos televisivos de forma individual e directa à Oliverdesportos, quando está demonstrado que a venda colectiva em leilão internacional resultaria no mínimo em mais 40% de receita?

 

Isto sim, seriam assuntos dignos de jornalistas. Isto sim, seria um serviço publico. Isto sim, seria merecedor do dinheiro que V. Ex.ªs pedem pelos vossos jornais.

Certo da melhor atenção de vossas Ex.ªs, mas também certo que infelizmente vão continuar na senda do mau trabalho que já vos caracteriza de há uns tempos a esta parte, atentamente,

 

Nelson Vicente In http://www.sportingapoio.com



Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting